Seg. à Qui.: 08h às 18h, Sex.: 08h às 17h

Hiperplasia prostática benigna

Agosto 14, 2019 às 11:54
Hpb

A próstata é uma glândula que se localiza logo abaixo da bexiga e envolve a uretra na sua porção mais posterior.

Normalmente a próstata pesa entre 20 e 30g, mas pode aumentar de tamanho nos pacientes portadores de HPB. Esse aumento é raro antes dos 40 anos e acomete cerca de 50% dos homens acima de 50 anos, aumentando essa proporção a medida que o indivíduo envelhece.

Os principais sintomas da HPB estão relacionados com o armazenamento e esvaziamento da bexiga e podem ter características irritativas e/ou obstrutivas. Como exemplos de sintomas irritativos temos a urgência e incontinência urinárias, a noctúria ( paciente necessita acordar várias vezes a noite para urinar) e aumento da frequência urinária também durante o dia. Os sintomas obstrutivos também podem estar presentes nos indivíduos portadores de HPB e temos como exemplos a diminuição da força do jato urinário, a dificuldade de esvaziar completamente a bexiga, jato urinário entrecortado e dificuldade de iniciar a micção podendo até causar retenção urinária.

O diagnóstico é feito com base na história clínica, exame físico, exames de imagem e laboratoriais, bem como através da análise do fluxo urinário por meio de uma urofluxometria.

O tratamento deve ser individualizado e cada paciente deve ser avaliado de acordo com suas queixas clínicas e impacto dos sintomas na qualidade de vida do paciente sem esquecer de avaliar o impacto na saúde do próprio trato urinário.

Com base nesses aspectos é possível apenas observar a evolução ou iniciar um tratamento clínico, com o uso de medicações e, no caso de falha terapêutica , indicar um tratamento cirúrgico, o qual pode ser realizado por via endoscópica ou aberta, dependendo do tamanho da próstata.