O HoLEP, a enucleação endoscópica da próstata com holmium laser, constitui em uma cirurgia da próstata à laser, que vem ganhando ampla popularidade como a mais moderna cirurgia da próstata aumentada de volume, uma situação clínica conhecida como Hiperplasia Prostática Benigna.
O procedimento usa um laser para remover o tecido que está bloqueando o fluxo de urina através da próstata. Depois que esse tecido é liberado da cápsula da próstata, ele é aspirado, utilizando um instrumento conhecido como morcelador, que corta o tecido da próstata em fragmentos facilmente removíveis pelo pequeno calibre do equipamento. Os resultados do HoLEP são semelhantes aos cirurgia de próstata aberta, mas não requer incisões.
Tal como acontece com outros tipos de cirurgia a laser de próstata, HoLEP pode oferecer recuperação mais rápida e alívio dos sintomas em comparação com a cirurgia tradicional de próstata. Raramente, um novo tratamento com HoLEP pode ser necessário para sintomas urinários.
Esta cirurgia é eficaz para qualquer volume da próstata, tendo sua indicação mais vantajosa nas cirurgias de próstatas maiores que 80g, substituindo a cirurgia aberta e laparoscópica, segundo os Guidelines da European Association of Urology.
De acordo com os estudos mais atualizados, foram encontradas as seguintes vantagens do procedimento HoLEP em comparação com o tradicional Ressecção Trans Uretral (RTU):
Recuperação mais rápida
Maior quantidade de tecido removido
Internação mais breve
Menos tempo do uso de sonda
HoLEP proporcionou 1/3 da perda de sangue da RTU
Esses dados foram publicados recentemente em uma importante revista urológica que comparou a RTU de Próstata bipolar (Ressecção transuretral de próstata) com o HoLEP (procedimento minimamente invasivo de enucleação da próstata com laser) no tratamento de pacientes com HPB (hiperplasia prostática benigna). O estudo foi focado em pacientes que tinham próstatas consideradas grandes (pesando 80 gramas ou mais).
Referência: E, Habib et al. Holmium laser enucleation versus bipolar ressection in the management of large volume benign prostatic hyperplasia. A randomized controled trial. Int J Urol. 2021 Nov 17
Compartilhe esse post: